Foto: H.D.

Conferência Episcopal Portuguesa decidiu suspender as Missas, catequeses e outros atos de culto até que esteja superada a atual situação de emergência de propagação do novo coronavírus.

A celebração comunitária da Eucaristia, da catequese e outros atos de culto em Portugal ficam suspensas a partir desta sexta-feira, 13 de março, até que seja superada a atual situação de emergência causada pelo surto do novo coronavírus, determinou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Em comunicado, a CEP informa que os sacerdotes e os fiéis devem seguir as indicações diocesanas relativamente «a outros sacramentos e atos de culto», segurindo também que este período de suspensão seja complementado com possíveis «ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet».

«Permaneçamos em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos», refere a nota dos bispos portugueses, que afirmam estar a agir «em consonância com as indicações do governo e das autoridades de saúde» nacionais e internacionais.

Esta semana, recorde-se, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença Covid-19 como uma pandemia e esta sexta-feira o governo português declarou estado de alerta. Desde dezembro do ano passado, o novo coronavírus infetou mais de 131 mil pessoas, das quais mais de metade já recuperou da doença. A covid-19 provocou quase cinco mil mortos em todo mundo. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde comunicou esta sexta-feira que o número de pessoas infetadas subiu para 112.