Documento pretende incentivar e acelerar os progressos para promover a igualdade entre homens e mulheres no espaço comunitário, onde uma em cada três mulheres já foi vítima de violência física ou sexual
A Comissão Europeia apresentou recentemente a sua estratégia para a igualdade entre homens e mulheres na Europa, um plano que define as principais ações a realizar nos próximos cinco anos e que se compromete a assegurar que a perspetiva de género seja integrada em todos os domínios de intervenção da União Europeia (UE).
Apesar a UE ser líder mundial no que respeita à igualdade entre mulheres e homens e de ter registado progressos considerados notáveis nas últimas décadas, a violência e os estereótipos baseados no género continuam a existir – no espaço comunitário, uma em cada três mulheres já foi vítima de violência física ou sexual.
«A igualdade de género é um princípio fundamental da União Europeia, mas não é ainda uma realidade. Nas empresas, na política e na sociedade em geral, só poderemos concretizar plenamente o nosso potencial se utilizarmos todos os nossos talentos e diversidade. Utilizar apenas metade da população, metade das ideias ou metade da energia não é suficiente. A Estratégia para a Igualdade de Género pretende incentivar e acelerar os progressos para promover a igualdade entre homens e mulheres», explicou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.