Foto SCMP

Quinto congresso de história da Santa Casa do Porto faz uma `viagem´ ao passado e lembra apoios prestados a cidadãos incapacitados e diabéticos

O apoio prestado pelos profissionais da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) às pessoas com mobilidade reduzida, entre os anos de 1816 e 1821, é um dos muitos assuntos que estão em foco na quinta edição do congresso de história daquela instituição, que está a decorrer neste momento na cidade invicta.
A assistência prestada aos diabéticos portugueses na primeira metade do século XX é outro dos assuntos em análise, assim como as doações feitas no século XVII ao Hospital da Misericórdia de Braga. A iniciativa é ainda uma ocasião para tecer uma reflexão sobre as estruturas de controlo e validação de conhecimentos dos cirurgiões no Norte de Portugal, entre 1700 e 1825.
O congresso de história da SCMP está a decorrer até este sábado, 7 de março, depois de ter iniciado na última quinta-feira, dia 5. O encontro está em andamento no Auditório Dom Pedro IV, do Palacete Araújo Porto, com o tema «Misericórdia, liberdade e património».