Munidas de asas e de continentes coloridos, crianças vão transformar um «mundo monocromático» num lugar de alegria e felicidade, em plena basílica da Santíssima Trindade
Munidas de asas e de continentes coloridos, crianças vão transformar um «mundo monocromático» num lugar de alegria e felicidade, em plena basílica da Santíssima Trindade a pensar nos pais, avós e crianças que participam na 30a Peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima, existe uma proposta missionária especialmente dedicada aos mais novos. O objetivo é libertar os pais e avós com crianças pequenas, permitindo que os adultos rumem aos Valinhos para realizar a via-sacra, enquanto os mais novos são embebidos de espírito missionário através e diversas atividades, explica Paulo Rocha, Leigo Missionário da Consolata (LMC), e responsável pela dinamização deste espaço dedicado às crianças.

ao longo da manhã, as crianças, algumas delas repetentes nesta experiência, cantam, ouvem música, vêem vídeos das missões, desenham, pintam, e preparam um momento cénico. além de Paulo Rocha, os mais novos vão entrar em contacto com Mafalda Guedes e Liliana. No próximo verão, Mafalda estará em missão em Moçambique, onde ficará ao longo de três meses. Já Liliana rumará até à Colômbia, onde permanecerá um mês.

Segundo Paulo Rocha, que esteve três anos em missão na Tanzânia e que atualmente se dedica à formação de missionários, não demora muito para que o gelo entre crianças e animadores se quebre. as perguntas dos mais novos não tardam. Eles são muito interessados e começam a perguntar onde é que eu fui missionário e querem saber aquilo que fiz em missão, conta o leigo de 47 anos.

além destas atividades, os mais novos dedicam-se à preparação de uma breve encenação para apresentar a todos os participantes da Peregrinação da Consolata, durante o momento de ação de Graças da Eucaristia que marca esta jornada, e que terá lugar na Basílica da Santíssima Trindade, a partir das 15h30.

Este ano, as crianças têm a missão de transformar um mundo monocromático num planeta colorido, que se torna possível graças à concretização dos sonhos das crianças. Perante um mundo cinzento, as crianças, na pose de umas asas, vão dar destaque à sua capacidade para sonhar. as crianças, cheias do seu atrevimento, vão espalhar pelos outros essa sua característica, fazendo com que um mundo monocromático dê lugar a mundo colorido, característico dos sonhadores, explica Paulo Rocha, adiantando que tal dinâmica vai de encontro ao tema desta peregrinação – atreve-te a seguir Jesus!

além da presença destas crianças sonhadoras e portadoras de asas, o momento cénico contará com personagens como Jesus Cristo, Maria, e o beato José allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consola. a dinamizar este ateliê para crianças há vários anos, Paulo Rocha destaca que os mais novos saem desta atividade felizes, e conhecendo algum do carisma da Consolata e do trabalho prático dos missionários. a missão é alegria. Não tem idade nem conceito geográfico e é isso que se vê aqui, destaca o leigo missionário.