Cinco escolas do país participam em projecto de combate à exclusão social e abandono escolar através das artes.
Cinco escolas do país participam em projecto de combate à exclusão social e abandono escolar através das artes. a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO quer prevenir o abandono escolar e a exclusão social através das artes. Para isso está a ser desenvolvido um projecto com crianças desfavorecidas de cinco escolas públicas do país.
O MUS-E é um projecto internacional com objectivos artísticos, pedagógicos e sociais fundado na Suí­ça, em 1994, pelo violinista Yehudi Menuhin. Em Portugal existe desde 1996 impulsionado por Helena Vaz da Silva.
O coordenador do MUS-E, Pedro Martins salienta que “as crianças que participam nas actividades artí­sticas aumentam o rendimento escolar noutras áreas”, revelam os professores. O resultado é um maior interesse pela escola e uma diminuição do absentismo escolar.
as actividades artí­sticas, desde a música, a dança, artes visuais, e expressão dramática são integradas no horário escolar dos alunos.
Este ano, o MUS-E está a trabalhar em cinco escolas do país, nomeadamente em Oeiras, Porto, Leiria e évora, em bairros onde vivem comunidades carenciadas, de etnia cigana, africanas ou da Europa de Leste.
“São escolas onde são frequentes situações de violência, racismo, exclusão social, cultural e educativa que provocam absentismo, insucesso escolar e abandono escolar precoce”, adianta aquele responsável.
Pedro Martins refere existirem pedidos de escolas para aderirem ao projecto mas, “por falta de apoios financeiros, o máximo possível é levá-lo a cinco ou seis estabelecimentos de ensino”.