Na mensagem de ano novo das Nações Unidas, Guterres pede aos jovens que «continuem a pensar em grande e a superar barreiras», em prol de um planeta mais sustentável e justo para toda a população
Na mensagem de ano novo das Nações Unidas, Guterres pede aos jovens que «continuem a pensar em grande e a superar barreiras», em prol de um planeta mais sustentável e justo para toda a população a mensagem de boas-vindas ao ano novo de antónio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é dedicada à população juvenil. através de um vídeo, gravado em quatro idiomas, incluindo o português, a sua língua materna, Guterres afirma que apesar das incertezas e dos desafios com que o mundo se depara atualmente, confia na força dos jovens para ajudar a promover as alterações necessárias em 2020.
O responsável menciona problemáticas como as alterações climáticas, segmentações, incertezas, conflitos e guerras, mas afirma que os jovens são uma fonte de inspiração e determinação para tornar 2020 num ano melhor para o planeta. Da ação climática à igualdade de género, da justiça social aos direitos humanos, a vossa geração está na linha de frente da luta por um mundo melhor. a vossa paixão e determinação são inspiradoras. Eu ouço a vossa voz a exigir justamente um papel na construção do futuro. Estou convosco, refere o responsável.

Guterres salienta que a geração atual de 1,8 bilião de jovens é a maior já vista na história, e que a sua mobilização política e cívica deve continuar em 2020. Neste novo ano, o mundo precisa do empenho ativo dos jovens. Continuem a pensar em grande. Continuem a superar barreiras. E continuem a pressionar. Desejo-vos paz e felicidade em 2020. Obrigado.