Cálices e custódias que juntam metais preciosos à pedraria dão vida a uma nova exposição patente na cidade invicta
Cálices e custódias que juntam metais preciosos à pedraria dão vida a uma nova exposição patente na cidade invictaas custódias da Santa Casa da Misericórdia do Porto, das Ordem Terceiras de São Francisco, do Carmo e da Trindade, assim como o Cálice da Confiança da Misericórdia do Porto e o Cálice da UCP – Porto, dão forma a uma exposição que é inaugurada pelas 19h00 desta sexta-feira, 25 de outubro, no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO).

Com o nome a luz que mais brilha – Custódias de prata da cidade do Porto, a exposição foi concebida para mostrar como os objetos litúrgicos executados pela ourivesaria portuense se renovam à luz das correntes e das tendências estéticas da atualidade, conforme destacam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado, sem estabelecer ainda uma data de encerramento da exposição.

as custódias representam uma das mais importantes alfaias do culto católico, tendo sido alvo de um significativo investimento por parte das instituições religiosas. as irmandades portuenses não foram exceção, encomendando a ourives da cidade a execução de peças de apurado sentido estético. Em alguns exemplares, os metais preciosos juntam-se à pedraria que os ornamenta para erguer objetos de uma grande sumptuosidade, conferindo dignidade e aparato ao culto, destacam os serviços de comunicação do MMIPO.