Secretário-geral da ONU admite estar «profundamente preocupado» com os incêndios na maior floresta tropical do mundo.organização Meteorológica Mundial lembra que os incêndios libertam na atmosfera partículas e gases tóxicos
Secretário-geral da ONU admite estar «profundamente preocupado» com os incêndios na maior floresta tropical do mundo.organização Meteorológica Mundial lembra que os incêndios libertam na atmosfera partículas e gases tóxicosantónio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirma estar profundamente preocupado com o fogo na floresta amazónica. No meio de uma crise climática global, o mundo não se pode dar ao luxo de causar mais danos a uma grande fonte de oxigénio e biodiversidade, escreveu o responsável na sua conta na rede social Twitter.
agências noticiosas dão conta de grandes incêndios que lavram na floresta amazónica há pelo menos duas semanas. Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que a quantidade de focos de fogo florestal no Brasil aumentou 82 por cento em 2019, em comparação com igual período do ano passado.
Segundo Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, a organização intergovernamental não tem informações sobre como esses incêndios começaram, no entanto, está a seguir de perto os relatos. O responsável refere que a ONU está muito preocupada com os incêndios, devido aos danos imediatos que estão a causar e também porque proteger florestas é crucial na luta contra as alterações climáticas.
Todas as florestas são essenciais para a saúde do mundo inteiro e a comunidade internacional reconhece essa importância da floresta, não só da amazónia, mas também das florestas da bacia do Congo e da Indonésia. () O bem-estar de todas essas florestas maciças é crítico para a humanidade, disse Stéphane Dujarric, em declarações à comunicação social, na sede da ONU, em Nova Iorque (Estados Unidos da américa).
através do Twitter, aOrganização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou uma imagem da Nasa que demonstra como oincêndioé vistodesde o espaço. De acordo com a agência das Nações Unidas, o fumo espalhou-se por diversos Estados do Brasil e diversos poluentes, como partículas e gases tóxicos, estão a ser libertados na atmosfera.