Igreja não tem como função apresentar soluções concretas mas servir na formação da consciência. Cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo incentiva cristãos a intervirem na sociedade.
Igreja não tem como função apresentar soluções concretas mas servir na formação da consciência. Cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo incentiva cristãos a intervirem na sociedade. O cardeal patriarca de Lisboa desafiou ao cristãos a intervirem na sociedade e a serem “consciência crí­tica da sociedade em que vivemos”, durante estes dias das Semana Sociais, sob o tema “Uma sociedade criadora de emprego”. Na abertura dos trabalhos que decorrem até 12 de Março, José Policarpo afirmou que “a presença crí­tica da doutrina social não se faz, apenas, pelas declarações doutrinais do Magistério, mas pela intervenção dos cristãos na sociedade”.
O trabalho é um meio de realização humana, assinalou – lembrando João Paulo II:
“O trabalho é um bem do homem ” é um bem da sua humanidade ” porque, mediante o trabalho, o homem não só transforma a natureza, adaptando-a às suas próprias necessidades, mas também se realiza a si mesmo como homem e até, num certo sentido, se torna mais homem”.
Referindo também Bento XVI, o prelado salienta que a função da Igreja não pretende apresentar soluções concretas. ” a sua função é profética, no esclarecimento crítico das consciências”. a Igreja “citando Bento XVI “quer servir a formação da consciência na Política e ajudar a crescer a percepção das verdadeiras exigências da justiça e, simultaneamente, a disponibilidade para agir com base nas mesmas, ainda que tal colidisse com situações de interesse pessoal. Isto significa que a construção de um ordenamento social e estatal justo, pelo qual seja dado a cada um o que lhe compete, é um dever fundamental que deve enfrentar de novo cada geração”.
Durante vários dias, diferentes especialistas procurarão respostas para o problema do desemprego, sob o tema “Uma sociedade criadora de emprego”. Jacques Delors, o cardeal Renato Martino, antónio Guterres e Ví­tor Constâncio são alguns dos vários oradores na busca de soluções deste problema social para a reflexão sobre os modelos de sociedade.