além de participarem em diversas modalidades desportivas, as crianças e jovens vão visitar monumentos do norte de Portugal e assistir a momentos musicais
além de participarem em diversas modalidades desportivas, as crianças e jovens vão visitar monumentos do norte de Portugal e assistir a momentos musicais a 26a edição dos Jogos Nacionais Salesianos (JNS) arranca na tarde desta quarta-feira, 1 de maio, e prolonga-se até ao próximo sábado, 4, no Porto. Estão inscritos cerca de 1800 atletas, dos oito aos 18 anos, nesta que se prevê ser a edição mais participada desta sã competição, referem os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.
Vão participar alunos dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria auxiliadora, em Portugal continental, ilha da Madeira e Cabo Verde. Os alunos deverão envolver-se em diversas modalidades como o basquetebol, futsal, natação, ténis de mesa, voleibol e xadrez. as provas terão lugar em diversos espaços: Salesianos do Porto, Multiusos de Gondomar, Complexo Desportivo de Valbom, Piscinas Municipais de São Cosme, ala de Nun”Álvares e Escola Secundária de Gondomar
Está também traçado um programa de animação noturna paralelo ao evento com concertos, dança e DJ”s. a iniciativa contempla também roteiros pelas ruas do Porto e de Gondomar, que poderão passar pela Sé do Porto, Estação de São Bento, Igreja de Sãp Francisco, Palácio da Bolsa, Torre dos Clérigos, Pavilhão Rosa Mota, Livraria Lello, entre outros.
Os Jogos Nacionais Salesianos concretizam-se desde 1992, tendo já passado por variados pontos de Portugal. a iniciativa leva até aos alunos uma experiência desportiva, lúdica e cultural, onde a interação entre as diversas escolas contribui para o desenvolvimento de relações pessoais, convívio, partilha e amizade. a entrada para acompanhar as diferentes modalidades e para participar no programa é gratuita.