Cegos e pessoas com mobilidade reduzida têm agora mais meios de acessibilidade no espaço religioso do norte de Portugal
Cegos e pessoas com mobilidade reduzida têm agora mais meios de acessibilidade no espaço religioso do norte de Portugalas obras realizadas no âmbito do projeto Sameiro de todos, Sameiro para todos vão ser inauguradas no próximo domingo, 5 de maio, pelas 15h00, por Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga. Por entre as novidades, contam-se a requalificação da avenida de Nossa Senhora do Sameiro e consequente reordenamento do trânsito e do estacionamento, a criação de uma praceta, e a instalação do busto de Martinho Pereira da Silva, sacerdote fundador do Santuário do Sameiro, refere a Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, em comunicado.
Segundo o mesmo organismo, as obras englobaram também a criação de um Posto de Turismo, a implementação de acessibilidades para cegos e para pessoas com mobilidades reduzidas em todos os espaços que integram a estância religiosa, casas de banho incluídas. além disso, procedeu-se também ao embelezamento de jardins e à criação de mais espaços ajardinados, com melhor distribuição e enquadramento do arvoredo, em quantidade e espécies.
Não ficou de parte a criação de um cais para desembarque dos passageiros que chegam por transporte público, adiantam os elementos da confraria. No mesmo dia, será também inaugurada a reconstrução da primitiva imagem de Nossa Senhora do Sameiro. Depois da bênção do Posto de Turismo e da imagem, terá lugar uma procissão até à cripta da Basílica do Sameiro onde terá lugar uma Eucaristia pelas 16h30.