Sobreviventes começam agora a ser transportados dos locais de abrigo para outros espaços de acolhimento próximos das suas regiões de origem. Em breve vão receber um terreno para construir uma casa e materiais de cultivo
Sobreviventes começam agora a ser transportados dos locais de abrigo para outros espaços de acolhimento próximos das suas regiões de origem. Em breve vão receber um terreno para construir uma casa e materiais de cultivoEquipas do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), juntamente com o governo moçambicano e outros parceiros, iniciaram o transporte de pessoas deslocadas pelo ciclone Idai para centros de acolhimento próximos das suas localidades de origem. De acordo com Babar Baloch, porta-voz do aCNUR, no último sábado, 20 de abril, 200 agregados familiares foram retirados dos abrigos de emergência na cidade da Beira.
À chegada, os agregados familiares receberam tendas de emergência concedidas pelo aCNUR e pelo governo moçambicano. O centro de acolhimento dispõe de água potável e latrinas, e o governo de Moçambique, com o apoio do Programa Mundial de alimentos (PMa), está a facultar bens alimentares. Numa segunda fase, estas pessoas deverão receber um terreno, materiais para limpar a terra e erguer novas habitações e assim como sementes para iniciarem os trabalhos agrícolas.
as equipas do aCNUR estão ainda a proceder à entrega de mosquiteiros, lâmpadas solares, colchões, cobertores, instrumentos de cozinha e baldes. a prioridade está a ser dada aos idosos, pessoas com deficiência, mulheres solteiras e crianças desacompanhadas, informam os serviços de comunicação das Nações Unidas.
De acordo com o representante do aCNUR, o organismo encontra-se a lidar com outros parceiros humanitários, de forma a garantir que a deslocação das vítimas decorre voluntariamente. Segundo a agência das Nações Unidas, espera-se que ao longo dos próximos dez dias cerca de 70 mil pessoas abandonem espaços provisórios, instalados em escolas, bibliotecas e outros urbanística, onde ficaram albergadas no último mês.