Especialista da ONU defende construção de estruturas com capacidade para lidar com fenómenos climáticos extremos, e destaca que o desenvolvimento de espaços com essas características pode levar à criação de postos de trabalho
Especialista da ONU defende construção de estruturas com capacidade para lidar com fenómenos climáticos extremos, e destaca que o desenvolvimento de espaços com essas características pode levar à criação de postos de trabalhoMaimunah Mohd Sharif”s, diretora executiva do Programa das Nações Unidas para os Povoamentos Humanos (ONU-Habitat), viajou até Moçambique, e manifestou a sua solidariedade para com as vítimas do ciclone Idai. Durante a sua visita ao país, Maimunah Mohd Sharif”s encontrou-se com Filipe Nyusi, presidente da República de Moçambique, Conceita Sortane, ministra da Educação, e também com líderes municipais das principais regiões afetadas pela tragédia.
Perante um país com 60 por cento do território exposto a inundações, a responsável pela agência das Nações Unidas defendeu a necessidade do investimento em infra-estruturas resilientes para enfrentar os eventos climáticos extremos. Em declarações aos serviços de comunicação das Nações Unidas, a profissional explicou que esse investimento na redução do risco de catástrofes é um fator essencial para um futuro sustentável. além disso, a responsável destacou que tal investimento é também gerador de postos de trabalho.
Sharif”s defendeu ainda a construção de escolas resilientes, a preparação dos alunos e professores para enfrentar fenómenos climáticos graves e a integração de conteúdos sobre as alterações climáticas nos programas escolares. a ONU-Habitat encontra-se neste momento a trabalhar em parceria com as todas as agências das Nações Unidas, com o governo moçambicano, e com os dadores, de forma a contribuir para que o país possa estar apto a enfrentar os episódios climáticos severos.