Som áspero da matraca vai lembrar no sul de Portugal os momentos vividos por Cristo antes da crucificação
Som áspero da matraca vai lembrar no sul de Portugal os momentos vividos por Cristo antes da crucificaçãoOs responsáveis pela Santa Casa da Misericórdia de Faro vão dinamizar a Procissão do Enterro do Senhor, considerada uma das mais imponentes manifestações do algarve, nesta sexta-feira santa, 19 de abril, a partir das 21h00. O cortejo será presidido por Manuel Quintas, bispo na diocese do algarve, que ficará também com a missão de proferir o tradicional sermão, à saída da Igreja da Misericórdia. Também conhecida como Procissão do Senhor Morto, a iniciativa decorre com densidade silenciosa, percorrendo as principais artérias da capital algarvia, ricamente decoradas, com varandas e janelas adornadas com colchas e velas acesas.
Perante a presença e participação de milhares de pessoas, [a procissão] sai aberta por uma representação a cavalo da GNR e um friso de tochas. Segue-se a matraca, () e, a certa distância, vem o guião ladeado por duas lanternas. alguns metros desviada, a iniciar as alas os balandraus com tochas, a cruz com o lençol pendurado. Entre as alas, o “tumbinho” carregando o corpo de Cristo, debaixo do pálio”, descreve o jornal diocesano “Folha do Domingo”.
a procissão conta ainda com a participação de autoridades eclesiásticas, civis e militares, as Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Monte do Carmo e Franciscana Secular, a Irmandade da Misericórdia, os Bombeiros Municipais e Voluntários de Faro, os agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, os grupos dos Escuteiros de Portugal e a companhia da associação de Guias de Portugal, entre outras entidades e instituições.
Do cortejo farão ainda parte três andores, com as imagens de Nossa Senhora, o apóstolo João e Maria Madalena. aqueles que residem nos locais por onde a procissão irá passar são convidados a colocar colchas e panos nas suas janelas. as celebrações da Semana Santa em Faro remontam a 1678. a realização da Procissão do Enterro do Senhor conta com o apoio da câmara local, assim como de outros organismos.