Cristãos vão transportar tochas floridas sobre um tapete construído com flores, e ao longo de ruas engalanadas por colchas penduradas às janelas
Cristãos vão transportar tochas floridas sobre um tapete construído com flores, e ao longo de ruas engalanadas por colchas penduradas às janelasapós uma semana de recolha e preparação de flores, será na madrugada de Domingo de Páscoa, 21 de abril, que centenas de cristãos de São Brás de alportel, no distrito de Faro, colocarão flores, ao longo de um quilómetro, delineando o percurso da Procissão da Ressurreição, com cores e aromas de funcho, rosmaninho, alecrim, alfazema e flores silvestres.
O tapete florido poderá ser contemplado a partir das 09h30 pelas ruas de São Brás de alportel. a partir das 10h00, o Largo de São Sebastião acolherá o Encontro de Sabores da Páscoa, e o adro da Igreja Matriz de São Brás de alportel irá receber a Mostra de artesanato. O fim da Eucaristia das 10h00 na igreja matriz marcará o início da Procissão da Ressurreição.
além dos tapetes floridos, as ruas estarão decoradas com bandeiras e colchas vermelhas e brancas e lonas com a imagem de Jesus Cristo ressuscitado. a dominar na procissão vão estar as habituais tochas floridas, transportadas por cristãos. ao longo do cortejo, também designado como Procissão do aleluia, pequenos grupos levantarão o grito do aleluia.
a partir das 15h00, o adro da igreja será palco para uma tarde cultural, a qual será marcada por momentos de convívio, música, mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos galardoados em mais uma edição dos Jogos florais e do concurso das tochas floridas.
a Festa das Tochas Floridas é dinamizada em parceria pela paróquia de São Brás de alportel, pela associação Cultural Sambrasense e pela Câmara Municipal de São Brás de alportel. a iniciativa deverá reunir milhares de pessoas, incluindo emigrantes e turistas.