Caberá ao bispo daquela cidade apresentar uma obra que faz um retrato da vida daquela que foi filósofa, carmelita e vítima do Holocausto
Caberá ao bispo daquela cidade apresentar uma obra que faz um retrato da vida daquela que foi filósofa, carmelita e vítima do HolocaustoLivro biográfico sobre Edith Stein, co-padroeira da Europa, vai ser apresentado no próximo dia 9 de maio, na Igreja do Carmo, em aveiro, a partir das 21h00. a obra dedicada à filósofa e carmelita, também conhecida como Santa Teresa Benedita da Cruz, vai ser apresentada por antónio Moiteiro, bispo na diocese de aveiro. O título da publicação levanta uma questão e deixa uma convicta afirmação: Onde está a verdade? Busco-a com paixão. a organização do evento está a cargo de duas entidades: o Carmelo de Cristo Redento e a Comissão Diocesana da Cultura de aveiro.

Filha de judeus, Edith Stein converteu-se à Igreja Católica, professou votos religiosos na Ordem das Carmelitas Descalças, deixou a alemanha devido à perseguição aos judeus, refugiou-se na Holanda, onde foi presa pelas forças nazis e enviada para o campo de concentração de Westerbork e depois para auschwitz, juntamente com a sua irmã Rosa. Stein foi morta a 9 de agosto de 1942, sendo considerada mártir pela Igreja Católica, e mais tarde, canonizada.

Doravante, ao celebrarmos a memória da nova santa, não poderemos deixar de recordar todos os anos também o Shoah, aquele atroz plano de eliminação de um povo que custou a vida a milhões de irmãos e irmãs judeus. Que o Senhor faça brilhar o seu rosto sobre eles, concedendo-lhes a paz, referiu São João Paulo II, cerimónia de canonização de Edith Stein.