Ilustrações são um veículo para «preservar a saúde» das democracias e vão estar expostas no sul do país
Ilustrações são um veículo para «preservar a saúde» das democracias e vão estar expostas no sul do paísDepois de ter passado pela Câmara Municipal de Paris, em França, a exposição Cartooning for peace, constituída por 20 ilustrações dedicadas à liberdade de imprensa, vai estar pela primeira vez em Portugal, mais especificamente na Galeria de arte da Praça do Mar, em Quarteira, de 20 de abril a 31 de maio.

a mostra oferece uma visão do trabalho de cartoonistas e ilustradores, defensores pacifistas das nossas sociedades, que são regularmente alvo de ataques em todo o mundo, explicam os serviços de comunicação da Câmara Municipal de Loulé. através do riso, estes corajosos criadores mostram-nos o caminho: pelas armas pacíficas do lápis, do pensamento livre e do humor, ajudam a preservar a saúde das nossas democracias quando elas estão ameaçadas, acrescenta o organismo.

a exposição insere-se no programa da quinta edição dos Encontros do Festival DeVIR, que apela à defesa da liberdade de expressão. a mostra é levada a cabo pela Cartooning for peace, uma associação sem fins lucrativos, que reúne cartoonistas de todo o todo o planeta. Criada por Kofi annan e Plantu, a associação procura fomentar o desenho satírico, cartoon e ilustração, como meio de consciencialização para a paz. a exposição é ainda o resultado da edição do livro comemorativo dos dez anos da associação. a mostra poderá ser conhecida de terça-feira a sábado, entre as 09h30 e as 13h30, e entre as 15h00 e as 18h00. a entrada é livre.