Catástrofe deixou dois milhões de pessoas a necessitar de assistência urgente, e obrigou à evacuação de mais de 200 mil cidadãos. Mais de 70 pessoas perderam a vida
Catástrofe deixou dois milhões de pessoas a necessitar de assistência urgente, e obrigou à evacuação de mais de 200 mil cidadãos. Mais de 70 pessoas perderam a vidaO Papa Francisco decidiu enviar 100 mil euros para as vítimas das inundações no Irão, ocorridas nas últimas duas semanas. Este montante quer ser uma expressão imediata do sentimento de proximidade espiritual por parte do Santo Padre com as pessoas e os territórios afetados, explicam em comunicado os serviços de comunicação do Vaticano.

O donativo foi enviado pelo Departamento para o Serviço de Desenvolvimento Integral Humano, e destina-se às áreas mais afetadas pela catástrofe, devendo ser utilizado em trabalho de assistência a pessoas e territórios, em cooperação com a Nunciatura apostólica (Embaixada) no Irão. O Santo Padre tinha já expressado pesar pelas vítimas [das cheias] e rezou por todos quantos se encontram no terreno a apoiar as vítimas.

De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, as fortes chuvas das últimas semanas no Irão causaram violentas inundações, no norte e leste do país. até ao momento, há o registo de 77 mortos, cerca de mil feridos, mais de dez milhões de pessoas a enfrentar os estragos causados nas suas habitações e propriedades, dois milhões a necessitar de apoio de emergência, e mais de 200 mil foram alvo de evacuação.

Os serviços de comunicação do Vaticano adiantam que profissionais ligados à Cártias Iraniana visitaram já as áreas afetadas pela catástrofe, juntamente outras organizações, e encontram-se no terreno a fazer o máximo para levar ajuda ao povo.