O 58. º Encontro Nacional de Catequese vai decorrer no norte de Portugal ao longo de três dias, e será uma ocasião para os participantes conhecerem os «destinatários da catequese e o seu contexto»
O 58. º Encontro Nacional de Catequese vai decorrer no norte de Portugal ao longo de três dias, e será uma ocasião para os participantes conhecerem os «destinatários da catequese e o seu contexto»O Centro Pastoral Diocesano de Darque, em Viana do Castelo, vai receber cerca de 70 agentes pastorais da catequese, entre esta quarta-feira, 10 de abril, e o próximo sábado, dia 13, no âmbito do 58. º Encontro Nacional de Catequese (#ENC19), que vai decorrer com o tema ajudar os catequistas a Ser – uma missão diocesana prioritária.

a iniciativa vai dar aos participantes a oportunidade para conhecer os destinatários da catequese e o seu contexto, e incidirá também sobre a catequese de adultos e a formação dos catequistas, o que é considerado um desafio à conversão permanente. além de palestras, momentos de oração e de uma Eucaristia na Sé de Viana do Castelo, terá também lugar um itinerário cultural na região do alto Minho.

O encontro será uma ocasião para escutar Tiago Neto, sacerdote responsável do setor da catequese de Lisboa, José Henrique Pedrosa, sacerdote responsável pela catequese na diocese de Leiria-Fátima, anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, e, entre outros, antónio Moiteiro Ramos, bispo na diocese de aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

O 58. º Encontro Nacional de Catequese é promovido pelos membros do Departamento da Catequese do Secretariado nacional da Educação Cristã (SNEC). De acordo com Cristina Sá Carvalho, coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC, a iniciativa deverá levar os participantes a refletir sobre a dimensão do Ser catequista hoje e as implicações numa ação diocesana concreta e concertada.