associação de Imprensa de Inspiração Cristã exige que seja cumprida a lei da publicidade institucional, um ponto que pelo qual vai continuar a «batalhar», e que poderia ajudar à sustentabilidade dos títulos regionais
associação de Imprensa de Inspiração Cristã exige que seja cumprida a lei da publicidade institucional, um ponto que pelo qual vai continuar a «batalhar», e que poderia ajudar à sustentabilidade dos títulos regionaisO cumprimento da lei da publicidade institucional em relação à imprensa regional vai continuar a ser uma das principais batalhas da direção da associação de Imprensa de Inspiração Cristã (aIC), pois grande parte desta publicidade está a ser canalizada apenas para os órgãos de comunicação nacionais, o que dificulta a sustentabilidade dos títulos regionais. a aIC fez um estudo e constatamos que das entidades públicas, que são muitas centenas no nosso país, apenas pouco mais de 70 estão reportadas na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) e poucas fazem a publicidade de acordo com este regime local, que estipula que 25 por cento da publicidade do Estado deve ser aplicada na comunicação social regional. É uma velha batalha que temos ainda para vencer, afirmou esta sexta-feira, 29 de março, o presidente da direção, Paulo Ribeiro, na reunião de assembleia-geral da associação, em Fátima. O dirigente explicou que a aIC já reuniu com os grupos parlamentares com assento na assembleia da República, aos quais alertou para o facto de ser o próprio Estado a não cumprir com a lei, o que pode agravar ainda mais as dificuldades de sustentabilidade de alguns títulos da imprensa regional. a lei obriga os organismos públicos a comunicarem à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) a forma como distribuem as verbas nas campanhas publicitárias acima dos 15 mil euros, mas a aIC entende que este patamar deve baixar para os 2. 500 euros e disso deu conta aos deputados. No encontro, foi ainda abordada a preocupação em dar mais visibilidade ao setor da imprensa de inspiração cristã, tendo sido proposta, entre outras atividades, a ida de uma comitiva de associados da aIC a uma audiência geral com o Papa Francisco, no Vaticano.