No dia seguinte ao convívio entre cidadãos sem-abrigo terá lugar a ordenação episcopal do padre américo aguiar
No dia seguinte ao convívio entre cidadãos sem-abrigo terá lugar a ordenação episcopal do padre américo aguiaras pessoas que vivem sem-abrigo na cidade do Porto são chamadas a participar num jantar-convívio, no próximo sábado, 30 de março, a partir das 20h00. O jantar solidário é organizado pelo Centro Cultura e Desporto (CCD), dos trabalhadores da Câmara Municipal do Porto, pela 16a vez. a iniciativa será uma ocasião para assinalar a despedida da cidade do Porto ao padre américo aguiar, sacerdote na diocese da invicta de 45 anos, nomeado pelo Papa Francisco, no primeiro dia deste mês, como novo bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

O padre américo sempre esteve presente nos jantares de solidariedade para além de colaborar na sua organização. Este jantar, como último ato público de américo aguiar na cidade do Porto, é, além da expressão de solidariedade com pessoas necessitadas, uma despedida da cidade de alguém que na partida nos diz: “Cada vez mais tenho aprendido que a geografia não é aquilo que nos define. O importante, são as pessoas. E as pessoas do Porto são únicas. as pessoas de Lisboa são únicas. E as pessoas de outro sítio qualquer também são únicas”, recordam os organizadores do evento.

No mesmo dia, mas pelas 21h30, terá lugar na Igreja dos Clérigos, uma vigília de oração presidida por Manuel Linda, bispo na diocese de Porto, e dinamizada pelo Corpo Nacional de Escutas e pelos Secretariados das Pastorais da Juventude, Vocações e Universitária. a vigília vai incidir sobre os jovens, fé e discernimento vocacional, à semelhança do sínodo dedicado à população juvenil, que decorreu no Vaticano.

a ordenação episcopal de américo aguiar será realizada no dia seguinte, 31, na Igreja da Trindade, a partir das 16h00. a Eucaristia será presidida por Manuel Clemente, cardeal Patriarca de Lisboa. Estarão também presentes Manuel Linda, bispo na diocese do Porto, e José Domingo Ulloa, arcebispo no Panamá, entre outros.