Uma das professoras que acompanhou os alunos de Viseu realça que a visita de estudo favoreceu a «educação integral» dos mais novos
Uma das professoras que acompanhou os alunos de Viseu realça que a visita de estudo favoreceu a «educação integral» dos mais novosQuarenta e oito estudantes que frequentam as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no agrupamento de Escolas Grão Vasco, em Viseu, viajaram até Roma, em Itália. a jornada revelou-se uma fonte de aprendizagem em vários âmbitos. Segundo Sandra Figueiredo, professora de EMRC daquele agrupamento escolar, a visita de estudo ajudou os alunos na procura do sentido humano, e deu-lhes oportunidades para verificar competências e aprendizagens adquiridas em contexto escolar.
ao longo de quatro dias, os adolescentes visitaram os Museus do Vaticano, a Capela Sistina e participaram numa audiência geral com o Papa Francisco. a professora que acompanhou o grupo realça que a arte é sempre um modo de chegar mais perto do transcendente, um dos temas analisados pelos alunos nas aulas.
Na audiência geral, o grupo de estudantes portugueses foi nomeado pelo Papa Francisco que estendeu a sua bênção às famílias dos alunos, amigos e toda a comunidade escolar, disse Sandra Figueiredo, em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (Educris).
Os estudantes ofereceram ao Santo Padre um livro com ilustrações dos alunos do 1. º, 2. º e 3. º ciclo, uma mensagem do bispo da diocese de Viseu e da diretora do agrupamento, um CD de fado da visiense Sónia Lisboa, e uma estola personalizada com São Teotónio, padroeiro da cidade, gentilmente oferecida pela Câmara Municipal de Viseu e Museu do linho de Várzea de Calde.
Encarregados de educação e adolescentes consideraram a viagem como uma experiência inesquecível e maravilhosa e que ficará na memória. Sandra Figueiredo acredita que uma experiência assim contribui para a educação integral dos alunos e para um grande enriquecimento cultural, social, educativo e religioso.com o mote EMRC em jornada com o Papa Francisco, a viagem foi acompanhada por vários professores daquele agrupamento escolar, e decorreu de 5 a 8 de março, conforme anunciou esta semana o portal Educris.