as ofertas serão utilizadas para apoiar as operações de resgate, reconstruir infra-estruturas e para levar até às vítimas alimentos e medicamentos
as ofertas serão utilizadas para apoiar as operações de resgate, reconstruir infra-estruturas e para levar até às vítimas alimentos e medicamentos a arquidiocese de Braga, a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Fundação ajuda a Igreja que Sofre (aIS) são um exemplo de solidariedade para com as vítimas do ciclone Idai. a estes três organismos juntam-se muitos outros de todas as partes do mundo. Os responsáveis pela arquidiocese de Braga anunciaram que vão proceder ao envio de 25 mil euros para a sua congénere da Beira, em Moçambique. a verba doada pela arquidiocese portuguesa será utilizada para ajudar nas operações de salvamento das vítimas da catástrofe, e para reconstruir os espaços destruídos pelo ciclone.

Por sua vez, os encarregados pela Santa Casa da Misericórdia do Porto vão facultar uma linha de ajuda financeira, no valor de 25 mil euros, que será usada para ajudar as povoações mais afetadas pela calamidade em Moçambique, através do envio de medicamentos e alimentos. Este gesto contará com a parceria da Embaixada de Portugal em Maputo, que ficará encarregue de fazer chegar as ajudas às vítimas, no âmbito do esforço de auxílio fomentado pelo governo português.

a Santa Casa do Porto está também a organizar uma angariação de roupas e outros bens para aquele país lusófono, conforme indica a instituição da Igreja Católica num comunicado citado pela agência Ecclesia. Já a Fundação ajuda a Igreja que Sofre (aIS) anuncia que vai enviar para Moçambique uma primeira ajuda de emergência, no valor de 30 mil euros. Segundo Catarina Martins de Bettencourt, diretora do secretariado português da aIS, a verba deverá chegar ao destino ainda esta semana.