a cidade de Coimbra vai acolher uma tertúlia, um seminário e diversas atividades, para sensibilizar a população para o drama dos maus-tratos infligidos sobre crianças e jovens
a cidade de Coimbra vai acolher uma tertúlia, um seminário e diversas atividades, para sensibilizar a população para o drama dos maus-tratos infligidos sobre crianças e jovens a nona edição da Campanha de prevenção de maus-tratos a crianças e jovens, também conhecida como a iniciativa Laço azul, volta a ser dinamizada pelos responsáveis pela Cáritas Diocesana de Coimbra, ao longo do próximo mês de abril e não só. Já esta quinta-feira, 21 de março, terá lugar uma tertúlia no Café Santa Cruz, a partir das 17h00, dedicada ao tema O que eu digo, o que tu dizes, o que nós percebemos.

Já em abril, vai realizar-se o seminário Olhares com sentido, no auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra. a iniciativa está agendada para o dia 12, e terá início pelas 09h00. ao longo do dia vão decorrer diversas conferências e debates, que contarão com a intervenção de variados organismos que lidam com menores vítimas de maus-tratos. a Campanha de prevenção de maus-tratos a crianças e jovens será também assinalada, no decorrer do mês de abril, com diversas atividades nos vários Centros de aTL da Cáritas de Coimbra.

Em Portugal são denunciados diariamente vários casos de maus-tratos em crianças e jovens de diversas formas, como negligência, mau trato físico e psicológico/emocional ou abuso sexual. De acordo com os dados da associação Portuguesa de apoio à Vítima (aPaV), em 2017 foram registadas 1286 situações, envolvendo 810 vítimas. Este número é elevado e, por isso, há que realizar iniciativas que procurem minimizar esta questão, demonstra a Cáritas de Coimbra, em comunicado.