Estudantes portugueses são chamados a conceber soluções tecnológicas que contribuam para um planeta mais sustentável e para a melhoria da qualidade de vida da população
Estudantes portugueses são chamados a conceber soluções tecnológicas que contribuam para um planeta mais sustentável e para a melhoria da qualidade de vida da populaçãoalunos que estudam em Portugal têm agora a possibilidade de se inscreverem no Projeto CityHack – a cidade como uma plataforma social, que vai realizar-se dias 11 e 12 de maio, no Complexo da Levada, em Tomar. a iniciativa consiste numa maratona tecnológica, que dura 24 horas, e que incentiva os participantes a apresentarem soluções tecnológicas para as cidades e para a melhoria da qualidade de vida. O evento é ainda uma ocasião para a valorização de talentos, e apresenta condições para a realização das ideias apresentadas.

Nesta que será a terceira edição da iniciativa, o foco dos trabalhos vai estar no envelhecimento ativo, inclusão de refugiados e migrantes, bem-estar de menores, pessoas com deficiência e transformação sustentada do mercado de trabalho. Este ano, os organizadores do evento explicam que não serão utilizados quaisquer tipo de plásticos, que se irá proceder à recolha de equipamento tecnológico obsoleto, e que todas as atividades inerentes à iniciativa vão decorrer em concordância com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

as equipas campeãs vão receber prémios monetários num valor total de 3500 euros, assim como distinções oferecidas por alguns dos patrocinadores do evento. O primeiro prémio galardão, designado “Hack for good”, tem o valor de dois mil euros e é patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian. a iniciativa é também promovida pelo Instituto Politécnico de Tomar e pelo município local. as inscrições decorrem até 26 de abril.