No dia dedicado às vítimas de terrorismo, a aPaV frisa que «ainda existe um longo caminho» a percorrer em favor dos direitos das vítimas de ataques
No dia dedicado às vítimas de terrorismo, a aPaV frisa que «ainda existe um longo caminho» a percorrer em favor dos direitos das vítimas de ataquesNuma mensagem para o 15. º Dia Europeu das Vítimas de Terrorismo, assinalado esta segunda-feira, 11 de março, os responsáveis pela associação Portuguesa de apoio à Vítima (aPaV) lembram os frequentes atentados que ocorreram nos últimos anos, e que tiraram a vida a centenas de pessoas, ferindo e traumatizando milhares. Segundo o organismo português, os prejuízos psicológicos e sociais nas vítimas de atentados são profundos e duradouros.

Para os responsáveis pela aPaV, a efeméride que hoje se assinala é uma ocasião para sensibilizar a população em geral e as instituições (que direta ou indiretamente têm responsabilidade de prevenir e combater os atentados terroristas, bem como prestar socorro às suas vítimas) que ainda existe um longo caminho de articulação e desenvolvimento de procedimentos em prol da defesa dos direitos das vítimas e das necessidades que são causadas por estes eventos.

Os profissionais da associação Portuguesa de apoio à Vítima têm prestado apoio, desde 2016, às vítimas, familiares e amigos de vítimas de atentados terroristas que se deram fora de território nacional, através da Rede de apoio a Familiares e amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo (RaFaVHVT).