Fórum na capital portuguesa reúne mulheres refugiadas em Portugal, oradores internacionais, decisores políticos, académicos, profissionais e técnicos
Fórum na capital portuguesa reúne mulheres refugiadas em Portugal, oradores internacionais, decisores políticos, académicos, profissionais e técnicosMulheres e raparigas refugiadas em Portugal, e provenientes de países como a Síria, Venezuela, Cuba, Quénia e Bósnia-Herzegovina, vão dar o seu testemunho no auditório antónio almeida Santos, localizado no Edifício Novo da assembleia da Republica, na próxima sexta-feira, 15 de março. a sessão tem como mote Testemunhos e guia para decisores políticos, e irá decorrer entre as 14h00 e as 18h45.

Um dia depois terá lugar uma reflexão sobre as realidades enfrentadas por mulheres e raparigas refugiadas e requerentes de asilo. a sessão terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, entre as 09h15 e as 18h45, e será uma ocasião para partilhar boas práticas e apresentar recomendações elaboradas com a colaboração ativa de mulheres refugiadas em Portugal, apontam os serviços de comunicação da plataforma portuguesa ONGD.

Naquela que tem a designação de Conferência internacional vão intervir Shannon Pfohman, diretora de Política e advocacy da Cáritas Europa, Diana Tudorancea, da associação de Mulheres Migrantes de Malta, e anna Zobnina, coordenadora de estratégia e política na Rede Europeia de Mulheres Migrantes.

Os dois dias de testemunhos e análises dão forma à iniciativa a travessia – Mulheres e meninas em busca de refúgio. O evento é organizado pela associação Renovar a Mouraria, no âmbito do projeto No border, e também por ocasião do Dia Internacional da Mulher. a entrada é livre mas carece de inscrição que pode ser feita online.