Encontro formativo é também destinado a profissionais de saúde e familiares de pessoas doentes e vai incidir sobre o acompanhamento a dar aos que se encontram em estado terminal
Encontro formativo é também destinado a profissionais de saúde e familiares de pessoas doentes e vai incidir sobre o acompanhamento a dar aos que se encontram em estado terminalTendo presente que cuidar da vida é uma arte até ao fim, vai realizar-se na cidade de Fátima um seminário formativo intitulado Boas práticas no acompanhamento espiritual e religioso em cuidados paliativos. O encontro está agendado para os próximos dias 1 e 2 de abril, e terá lugar na Casa Domus Carmeli.
a iniciativa é especialmente dirigida a visitadores de doentes, cuidadores informais, profissionais de saúde, estudantes, párocos, assistentes espirituais, familiares, agentes pastorais e capelães, entre outros. Num comunicado citado pela agência Ecclesia, os promotores do seminário frisam que é na aproximação ao doente terminal que se aprende a viver e a distinguir o que na vida é verdadeiramente valioso.
Os responsáveis pela iniciativa explicam que acompanhar os que fazem a aproximação ao seu ocaso significa ajudá-los a viver intensamente a última experiência da sua vida. a iniciativa é organizada pela Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares que lembra que a experiência da terminalidade humana é também um tempo especial para a experiência da espiritualidade.