Campanha promovida por crianças do sul de Portugal permitiu reunir fundos que serão enviados para dois países em crise
Campanha promovida por crianças do sul de Portugal permitiu reunir fundos que serão enviados para dois países em criseCrianças que frequentam o segundo ano de catequese na paróquia de São Pedro de Faro, e outros menores pertencentes ao grupo “Gen 4″, do Movimento dos Focolares do algarve, angariaram 217 euros para as crianças da Venezuela, e 130 euros para as crianças da Síria. a quantia destinada ao país da américa do Sul foi entregue à Cáritas Diocesana do algarve e irá integrar a campanha de Natal da Cáritas, designada Dez milhões de estrelas – Um gesto pela paz”, que procura também beneficiar as vítimas da crise venezuelana.

Para reunirem esta oferta, os menores envolveram-se na elaboração de pequenas esculturas do Menino Jesus em gesso, assim como em outras peças ligadas ao Natal, sempre com o apoio de catequistas, encarregados de educação e de muitos voluntários, conforme aponta o jornal diocesano “Folha do Domingo”. a campanha decorreu sob o tema Desalojaram Jesus, e com o lema No Natal abramos o nosso coração para acolher Jesus que está presente nas crianças que sofrem por causa das guerras, da violência e da fome.
Na sessão de entrega do donativo, Carlos Oliveira, presidente da Cáritas Diocesana do algarve, assegurou aos mais pequenos que no próximo mês de abril vai entregar diretamente à Cáritas Venezuelana aquela oferta. O responsável pediu depois aos mais novos para fazerem um desenho para as crianças daquele país para acompanhar o donativo. Eles vão ficar muito satisfeitos. E acho que vão mandar resposta, disse o responsável.
No que diz respeito à Síria, a campanha natalícia permitiu reunir 130 euros, uma quantia que será entregue na próxima semana pelo Movimento dos Focolares do algarve ao Movimento dos Focolares na Síria, à margem de uma formação internacional que terá lugar em Roma (Itália). a oferta será um contributo para o funcionamento de um hospital de campo em Damasco que assiste crianças doentes com cancro, e no qual estão a colaborar membros daquele movimento.