O profissional vai abordar o presente e o futuro do cristianismo no território europeu, colocando em foco a questão do diálogo com o Islão, a perseguição cultural e os abusos sexuais na Igreja
O profissional vai abordar o presente e o futuro do cristianismo no território europeu, colocando em foco a questão do diálogo com o Islão, a perseguição cultural e os abusos sexuais na Igrejaausten Ivereigh, jornalista e biógrafo do Papa Francisco residente em Oxfordshire, Inglaterra, vai deslocar-se a Portugal, onde dinamizará a conferência Cristianismo na Europa: presente e futuro. a palestra está agendada para o próximo dia 11 de março, e terá lugar no Espaço Vita, em Braga, a partir das 21h15.

ao longo da noite serão abordadas temáticas que marcam a atualidade na Igreja Católica, como a perseguição cultural, o diálogo com o Islão ou os abusos sexuais. a análise também se centrará na situação da Igreja num contexto de secularização, como acontece na Europa, sobretudo através da discriminação social, política e mesmo jurídica que visa, antes de mais, a laicização do espaço público e a redução da fé à esfera da vida privada.

De acordo com os serviços de comunicação da arquidiocese de Braga, há ainda outros temas de análise obrigatória, visto que austen Ivereigh é um especialista em assuntos políticos e religiosos, grande conhecedor do pensamento do Papa Francisco e comentador de assuntos católicos em órgãos de comunicação social como BBC, Sky News e al Jazeera.

Entre os livros publicados pelo orador estão a biografia do atual Santo Padre, intitulada Francisco – O grande reformador. Os caminhos de um Papa radical e How to defend the faith without raising your voice. a palestra é organizada, de forma conjunta, pela Rede Mundial de Oração do Papa, pela arquidiocese de Braga e pelo centro académico da mesma cidade portuguesa.