O objetivo é sensibilizar e alertar a população para a necessidade de preservar um recurso que é essencial à vida
O objetivo é sensibilizar e alertar a população para a necessidade de preservar um recurso que é essencial à vidaO Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de março, vai ser celebrado no sul de Portugal com a abertura ao público das instalações da Barragem de Odelouca, da Estação de Tratamento de Água (ETa) de Tavira e das ETaR”s da Companheira, albufeira Poente e de almargem.

Queremos, através destes dias de portas abertas, fazer também um apelo ao reforço da cooperação. a água é um recurso comum, que deve ser usado com inteligência e parcimónia. Vamos cuidar da água todos os dias do ano, fazendo disso uma rotina de uso consciente para garantir que no futuro ainda haja água para todos dela possam usufruir, referem em comunicado os responsáveis pelas Águas do algarve, organismo promotor da iniciativa. a barragem de Odelouca poderá ser visitada dia 21 de março, às 10h30. No mesmo dia, mas às 15h00, poderá ser conhecida a ET a de Tavira, local onde é tratada a água que provém de albufeiras e barragens, e que chega depois às habitações.

No que diz respeito às ETaR”s, que tratam as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comummente chamadas de esgotos para, depois, serem escoadas para o meio ambiente recetor (para o mar ou rio, ou para reutilização em rega de espaços verdes ou hortas), os horários variam: dia 19 pode ser visitada a ETaR da Companheira, a 20 de março pode ser conhecida a ETaR de almargem, e dia 21 a ETaR de albufeira Poente, às 10h30 ou às 14h30.