Para que os fiéis possam viver de forma mais intensa o período quaresmal, a basílica dos Congregados vai acolher palestras onde serão analisadas as variadas formas de representar artisticamente os sofrimentos da mãe de Cristo
Para que os fiéis possam viver de forma mais intensa o período quaresmal, a basílica dos Congregados vai acolher palestras onde serão analisadas as variadas formas de representar artisticamente os sofrimentos da mãe de Cristoas representações artísticas das Sete dores de Nossa Senhora estão na origem de um ciclo de palestras que arranca esta quinta-feira, 28 de fevereiro, às 21h00, na Basílica dos Congregados, em Braga. as sessões vão decorrer de forma semanal, ao longo de todo o período de preparação para a Páscoa, e serão uma ocasião para analisar as diferentes maneiras de representar artisticamente os sofrimentos de Maria, nomeadamente, ao nível da pintura e da escultura.
através desta iniciativa, pretende-se ajudar os cristãos a viverem a Quaresma de um modo mais intenso, partindo do pressuposto de que o contacto com as obras de arte pode elevar espiritual e intelectualmente os fiéis, mostrando também como a religião cristã tem sido uma grande fonte de criação artística, destacam os serviços de comunicação da arquidiocese de Braga. Os responsáveis pela iniciativa acreditam que uma observação mais atenta das obras que estarão em análise, será também demonstrativa da forma como as manifestações da piedade cristã se vão modificando ao longo dos tempos. Em março, as sessões terão lugar dias 7, 14, 21 e 28. Em abril os encontros vão decorrer dias 4 e 11, sempre entre as 21h00 e as 22h15.