além de recordarem as obras do pintor, as sessões vão decorrer num espaço que está a celebrar os seus 550 anos, e serão uma ocasião de reflexão e oração
além de recordarem as obras do pintor, as sessões vão decorrer num espaço que está a celebrar os seus 550 anos, e serão uma ocasião de reflexão e oraçãoO Convento de Varatojo, em Torres Vedras, é espaço para leituras espirituais do Evangelho de São Lucas, a partir desta terça-feira, 26 de fevereiro. a dinâmica é uma forma de assinalar os 350 anos da morte de Rembrandt, um pintor que muito se inspirou neste livro bíblico.
a iniciativa consiste numa leitura de conjunto com base no texto evangélico e outra leitura mais aprofundada de algumas narrativas entre as mais trabalhadas por Rembrandt, de que são exemplo as passagens do ressuscitado com dois discípulos a caminho de Emaús, bem como a parábola do pai misericordioso, o filho pródigo e o irmão.
as leituras espirituais são organizadas pelos frades Franciscanos do Varatojo e têm lugar num dos mais históricos dos conventos franciscanos de Portugal, com uma comunidade residente, e que este ano está a comemorar os 550 anos da sua fundação.
as próximas sessões vão realizar-se dias 12 e 26 de março, 9 e 30 de abril, 14 e 21 de maio e, por fim, a 4 de junho. a participação na iniciativa é gratuita, informam os seus promotores, num comunicado citado pela agência Ecclesia.