Jornadas de Teologia dos açores contam com uma exposição sobre arte litúrgica, um momento musical e a apresentação de uma publicação
Jornadas de Teologia dos açores contam com uma exposição sobre arte litúrgica, um momento musical e a apresentação de uma publicação a arte, a cultura, a religião e a fé são diversos âmbitos que estarão em análise na terceira edição das Jornadas de Teologia dos açores, que vão decorrer entre os próximos dias 20 e 22 de março, no salão do Seminário Episcopal de angra, a partir das 20h00, sob o tema arte, expressão que transcende. além de palestras, a iniciativa conta com uma exposição dedicada à arte litúrgica elaborada propositadamente para esta ocasião, um momento musical, e a apresentação do Volume II da Revista Fórum Teológico XXI. Entre os conferencistas estão João Lavrador, bispo de angra, e alexandre Palma, docente na Universidade Católica Portuguesa. Os oradores vão orientar palestras dedicadas a temas como os desafios contemporâneos à arte litúrgica, estética e teologia e temporalidade e transcendência na música sacra.
a iniciativa está a ser preparada pelo Seminário Episcopal de angra. Hélder Miranda alexandre, reitor na instituição, sublinha que a arte se assume como algo de irrepetível e tende a apelar à transcendência e ao divino, mesmo quando coloca os observadores perante expressões mais estranhas. É este diálogo entre a arte e a fé que não podemos perder de vista, disse o responsável em declarações ao portal “Igreja açores”, frisando que a arte é uma janela de oportunidades para o anúncio da fé cristã. a participação nas jornadas é livre.