a homenagem ao padre Dâmaso Lambers conta com uma Eucaristia, um vídeo com uma mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, e a entrega de um prémio na área da justiça restaurativa
a homenagem ao padre Dâmaso Lambers conta com uma Eucaristia, um vídeo com uma mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, e a entrega de um prémio na área da justiça restaurativaUm ano depois da sua morte, Dâmaso Lambers, sacerdote luso-holandês que dedicou a sua vida à pastoral nas prisões em Portugal, detentor de uma homenagem da Prison Fellowship International pelo seu trabalho de mais de 50 anos em favor dos presos, e um dos fundadores da Confiar (Prison Fellowship Portugal), vai ser homenageado nesta sexta-feira, 22 de fevereiro. Entre as distinções atribuídas ao sacerdote está também a condecoração concedida pelo presidente da República, Cavaco Silva, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.
a homenagem ao sacerdote terá início pelas 18h00, com uma Eucaristia na Igreja Matriz de Cascais, e chegará ao fim com a apresentação e entrega do Prémio Padre Dâmaso. Caberá ao júri do galardão com caráter anual, premiar aqueles que forem considerados os melhores trabalhos de investigação e ação na área da justiça restaurativa.
antes da entrega do prémio, os presentes serão convidados a assistir a um vídeo com testemunhos de pessoas que se cruzaram com o padre Dâmaso Lambers. Do pequeno filme faz parte uma mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, indicam os organizadores da iniciativa, num comunicado citado pela agência Ecclesia. Dâmaso Lambers chegou a Portugal em 1957. Dois anos depois deu-se a possibilidade de trabalhar nas cadeias, e em meados dos anos 80, fundou a associação O companheiro, destinada àqueles que se sentem rejeitados pela sociedade.