Santuário de Fátima destaca que esta é a «primeira decisão do género, tomada por uma instituição pública de natureza civil»
Santuário de Fátima destaca que esta é a «primeira decisão do género, tomada por uma instituição pública de natureza civil» a Festa Litúrgica dos Santos Pastorinhos é celebrada pela Igreja Católica esta quarta-feira, 20 de fevereiro, e neste dia, a data é comemorada, pela primeira vez, como feriado municipal em Juranda, estado brasileiro do Paraná, terra natal de Lucas, criança cujo caso de doença e cura permitiu o reconhecimento de Francisco e Jacinta Marto enquanto santos. assim, neste município brasileiro, 20 de fevereiro torna-se no Dia dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

a proposta para tornar esta data num feriado municipal foi aprovada pela câmara municipal e promulgada por Leila amadei, prefeita municipal de Juranda, no passado dia 11 de fevereiro. Fica instituído no município de Juranda, o feriado municipal religioso do “Dia dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto”, a ser comemorado no dia 20 de fevereiro. a data fica incluída no calendário municipal de eventos e datas comemorativas do município de Juranda, lê-se na lei n. º 2. 271/2019, assinada por Leila amadei.

De acordo com a prefeita municipal de Juranda, as despesas decorrentes da presente lei, caso se façam necessárias, correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário. Segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, esta trata-se da primeira decisão do género, tomada por uma instituição pública de natureza civil.