O tratamento que é dado às ofertas feitas na Cova da Iria vai ser motivo de análise no decorrer de um encontro dedicado aos museus da Igreja
O tratamento que é dado às ofertas feitas na Cova da Iria vai ser motivo de análise no decorrer de um encontro dedicado aos museus da Igrejaas Jornadas do museu do Santuário de Fátima vão decorrer ao longo de todo um dia, sempre sob a temática Museus da igreja, memória de todos. O evento está agendado próximo dia 23 de março, e terá lugar na Sala João Paulo II, do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima. Entre as 10h00 e as 17h30 serão diversos os oradores, assim como os temas que irão expor.

a iniciativa será uma ocasião para abordar o papel dos museus da Igreja no século XXI, a história e as exposições temporárias do Museu do Santuário de Fátima e os desafios à conservação e restauro a partir da experiência do tratamento das ofertas dos peregrinos que rumam à Cova da Iria. Os trabalhos não encerrarão sem uma visita guiada à exposição Capela-Mundi, patente no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

as jornadas vão contar com os contributos de Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, Fernando Pereira, da Faculdade de Belas artes da Universidade de Lisboa, Maria Isabel Roque, da Universidade Europeia, e de Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, entre outros. a participação é livre, mas carece de inscrição prévia.