Crianças em Fátima preparam dramatização para sensibilizar milhares de peregrinos de todo o país para a necessidade e importância de aplicar ao dia a dia valores como a partilha, a educação e a fé
Crianças em Fátima preparam dramatização para sensibilizar milhares de peregrinos de todo o país para a necessidade e importância de aplicar ao dia a dia valores como a partilha, a educação e a féCrianças de vários pontos de Portugal estão na manhã deste sábado, 16 de fevereiro, em Fátima, no âmbito da 29a Peregrinação da Família Missionária da Consolata. Os mais novos rumaram à Cova da Iria na companhia de pais e avós, e enquanto estes se envolvem no programa da peregrinação, as crianças aprendem e empenham-se numa dramatização dedicada ao trabalho missionário em todo o mundo.

além de dar cor à missão, através de desenhos, os mais novos dedicam-se a uma encenação para apresentarem no momento de ação de Graças da Eucaristia que marcará a peregrinação, e que terá lugar na Basílica da Santíssima Trindade, a partir das 15h30. a acompanhar os mais pequenos na manhã de trabalhos artísticos está Paulo Rocha, Leigo Missionário da Consolata (LMC) de 46 anos, que esteve em missão na Tanzânia, ao longo de três anos.

Perante milhares de peregrinos presentes na Basílica da Santíssima Trindade, as crianças vão representar os três pastorinhos e Nossa Senhora de Fátima, que aos seus pés terá a representação de sementes que aludem a valores como a partilha, a educação e a fé, bem presentes no carisma de allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, e que chegaram de forma mais enfática a Portugal há 75 anos, pelo trabalho de João De Marchi, primeiro missionário da Consolata a chegar a solo português.

as “sementes” deixadas por De Marchi há 75 anos ainda hoje continuam a dar frutos a partir de Fátima e de Portugal para todo o mundo, realçou Paulo Rocha, em declarações à Fátima Missionária. Para o leigo, esta manhã de atividades é uma forma de mostrar que ser missionário não tem idade nem geografia e que a Igreja está sempre a nascer.

Para o apoiar nesta missão junto dos mais novos, Paulo Rocha tem consigo parte do grupo de voluntárias que acompanhará no próximo mês de agosto até à Tanzânia, no âmbito do projeto Harakati – Missão em movimento. Carolina Cabral, de 26 anos, é uma dessas jovens. Natural da Lousã e licenciada em Direito, a jovem espera deixar entre os mais pequenos o seu espírito missionário e fazer aumentá-lo ainda mais.

Perante os mais novos, Carolina pretende sensibilizá-los para a importância e necessidade de fazer o bem de forma bem feita, à semelhança daquilo que defendia o fundador dos missionários da Consolata. Quanto à experiência missionária que se avizinha, Carolina conta que o seu coração já está lá, e que pela Tanzânia espera deixar muitos sorrisos, tornando-se, simultaneamente, numa pessoa muito mais enriquecida e desperta para a necessidade de cuidar do outro e de amar o próximo.