Depois de 5. 800 quilómetros, com passagem por um piso «absolutamente tenebroso», dois jipes que partiram de Portugal chegaram à Guiné-Bissau, onde vão salvar vidas no seio de um povo «tão pobre»
Depois de 5. 800 quilómetros, com passagem por um piso «absolutamente tenebroso», dois jipes que partiram de Portugal chegaram à Guiné-Bissau, onde vão salvar vidas no seio de um povo «tão pobre»Um jipe oferecido por Manuel Linda, bispo no Porto, já chegou ao seu destino: a diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau. O veículo foi conduzido desde Vila Nova de Gaia (VNG) por um grupo de sacerdotes e leigos, entre os quais se incluiu almiro Mendes, pároco em Canidelo, concelho de VNG.
Para o sacerdote, que já viveu um ano em missão no país africano, quando se viaja para a Guiné-Bissau chega-se a um porto de dificuldades, de sofrimentos, onde se encontra um povo tão sofredor, tão pobre. Magoamo-nos muito nas feridas desta gente. Sempre me magoei muito na dor alheia na Guiné, lamenta o pároco, ressalvando que quando se dá o regresso a Portugal parte todo esse mundo de sofrimento, mas também a vontade de voltar.
Nesse sentido, regressar àquele que é considerado como o quinto país mais pobre do mundo, para levar um jipe que permitirá salvar vidas, visto que também atuará como como ambulância, é sempre uma graça, realça o sacerdote, em declarações à agência Ecclesia.
a viagem que arrancou no norte de Portugal perfez um total de 5800 quilómetros. Os veículos foram absolutamente heróis e os passageiros ainda mais. alguns de nós ficaram com gripe e algumas dificuldades, mas conseguimos superar tudo, disse almiro Mendes, na véspera dos sacerdotes regressarem à cidade invicta, desta vez por via aérea.
O pároco de Canidelo explicou que as vias percorridas se encontravam muito más, com um piso absolutamente tenebroso, encontrado na Mauritânia. Segundo o sacerdote, ficou assim cumprida uma viagem que não é fácil, nem rápida, impõe muitas dificuldades pela distância, pelo estado das estradas, dificuldade em passar fronteiras, mas correu muito bem, foi uma viagem com muito sucesso.
almiro Mendes envolveu-se nesta aventura pela sexta vez e a nova jornada permitiu verificar que todos as outras viaturas oferecidas estão a funcionar. É uma das coisas que me deixa jubiloso e feliz, saber que todos os carros estão todos a funcionar, disse o sacerdote.