O itinerário deverá ser inaugurado no outono, e é «maioritariamente alternativo ao IC2 e à EN1», oferecendo aos fiéis mais segurança
O itinerário deverá ser inaugurado no outono, e é «maioritariamente alternativo ao IC2 e à EN1», oferecendo aos fiéis mais segurança a partir do próximo mês de outubro, um novo trajeto deverá ligar Vila Nova de Gaia a Fátima.com o nome Caminho do centenário, o itinerário alternativo deverá ter uma extensão superior a 200 quilómetros. a principal caraterística da obra é a marcação de um caminho maioritariamente alternativo ao IC2 e à EN1, sem acrescentar distância e altimetria significativas.
O novo percurso deverá levar a um aumento substancial das condições de segurança para as dezenas de milhar de caminhantes e peregrinos que fazem o trajeto até Fátima, conforme destacam os organismos envolvidos no projeto, através de um comunicado citado pela agência Ecclesia. O itinerário deverá ainda contribuir para diminuir a sinistralidade, nomeadamente nas épocas de grandes peregrinações, garantindo aos fiéis um trajeto mais calmo, tranquilo e apelativo.
O Caminho do centenário está a ser marcado pela associação Caminhos de Fátima (aCF) e por 14 municípios: Vila Nova de Gaia, São João da Madeira, Oliveira de azeméis, albergaria-a-Velha, Águeda, anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria, Ourém e Santa Maria da Feira. as intervenções contam com um investimento total previsto superior a quatro milhões de euros, e dão assim resposta à estratégia nacional do Turismo de Portugal que visa a promoção e divulgação dos caminhos religiosos pelo país.