Cristãos da paróquia onde os pastorinhos foram batizados preparam semana de oração e confraternização com atividades dinamizada pelas crianças e jovens da catequese, visitas guiadas, e um vídeo da transladação dos restos mortais da mais velha das videntes
Cristãos da paróquia onde os pastorinhos foram batizados preparam semana de oração e confraternização com atividades dinamizada pelas crianças e jovens da catequese, visitas guiadas, e um vídeo da transladação dos restos mortais da mais velha das videntes a Festa Santos Francisco e Jacinta é celebrada a 20 de fevereiro, mas na paróquia onde os videntes nasceram e foram batizados, as comemorações dão vida à já tradicional Semana dos pastorinhos, que vai decorrer entre os próximos dias 13 e 20, com diversos momentos de oração, reflexão e confraternização, reunindo cristãos de todas as idades.

a iniciativa arranca no dia do falecimento da irmã Lúcia de Jesus, estando prevista nessa data uma visita guiada à casa e quintal da mais velha das videntes, em aljustrel, e a recitação do terço, junto da eira da sua residência. No dia seguinte, 14, terão lugar 24 horas de adoração na Igreja Matriz de Fátima, e pedir-se-á a graça da beatificação da irmã Lúcia. Quinze de fevereiro é dia de confissões na Igreja Matriz e de uma conferência orientada por Rui Marto, pároco de Fátima, dedicada ao tema Quem foi a irmã Lúcia? rasgos da sua personalidade.

Sábado, 16, será especialmente dedicado às crianças e adolescentes que frequentam a catequese paroquial de Fátima. Está prevista uma Eucaristia com a comunidade catequética, seguida de um vídeo da transladação dos restos mortais da irmã Lúcia. Não faltará um mercadinho para reunir fundos para que os adolescentes do 10. º ano e outros jovens possam rumar à Terra Santa. as confissões também se poderão fazer neste dia.

a Eucaristia de domingo, 17, assumirá uma dimensão especial, uma vez que estão previstas as promessas dos escuteiros. No dia seguinte terá lugar uma visita guiada à Igreja Matriz, e na terça-feira, 19, será tempo de realizar uma visita guiada à escola da irmã Lúcia. a Semana dos pastorinhos encerrará no dia da Festa litúrgica dos santos Francisco Marto e Jacinta Marto, estando prevista uma Eucaristia solene da festa. a semana dedicada aos pequenos videntes contará também com diversas Eucaristias e a oração do terço. Os horários de cada um destes momentos podem ser consultados online.