Numa cidade da região das Beiras, os alunos portugueses vão ser desafiados a “abeirarem-se” uns dos outros, da natureza e de Deus
Numa cidade da região das Beiras, os alunos portugueses vão ser desafiados a “abeirarem-se” uns dos outros, da natureza e de DeusViseu, uma cidade portuguesa da região das Beiras, vai receber um número máximo de 2000 alunos de todo o país, nos próximos dias 26 e 27 de abril. Os estudantes vão deslocar-se àquela zona para participarem na nona edição do Encontro Nacional de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Secundário (ENES).

O local do encontro está na origem do tema que orientará as atividades: abeira-te! O mote para a iniciativa mostra a intenção dos seus organizadores – criar um espaço onde os alunos do ensino secundário se abeirem de si próprios, dos outros, da natureza e de Deus – explicam os responsáveis pela iniciativa num comunicado citado pelos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Segundo os organizadores, existe a necessidade de formar os mais novos na dimensão do ser vizinho, tornar-se próximo do outro. através de uma carta direcionada aos docentes de EMRC, os membros da equipa nacional de Educação Moral e Religiosa Católica explicam que a iniciativa é também uma oportunidade para conhecer a cidade de Viseu, as suas referências históricas e culturais na identidade portuguesa e fomentar momentos de reflexão sobre cada realidade para selecionar o essencial.

a iniciativa decorreu já nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Beja, Leiria, Lamego, aveiro e Tomar, com as inscrições a serem dadas como encerradas uma hora depois de terem iniciado, devido ao registo de um grande número de participantes. O encontro poderá ser acompanhado nas redes sociais, através da hashtag #IXENES.