Professor do ensino superior vai orientar sessões na capital portuguesa, que visam levar os participantes a aproximarem-se do mundo em que Cristo viveu
Professor do ensino superior vai orientar sessões na capital portuguesa, que visam levar os participantes a aproximarem-se do mundo em que Cristo viveuJoão Lourenço, docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), vai dinamizar um seminário aberto em todas as quintas-feiras compreendidas entre os dias 21 de fevereiro e 30 de maio. O seminário vai promover debates de história e cultura bíblica, no que diz respeito às instituições judaicas da época de Jesus Cristo.
as sessões terão lugar no auditório padre José Bacelar e Oliveira, localizado num antigo edifício da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, e vão decorrer entre as 18h30 e as 20h00. a iniciativa é promovida pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER).
Segundo os promotores do seminário, este foi concebido para levar a uma aproximação ao mundo do tempo de Cristo, tomando como referência não apenas as imposições políticas da dominação romana que era, na verdade, sentida e vivida como uma opressão esmagadora da identidade judaica, mas também as “instituições” judaicas mais representativas dessa identidade, assim como o âmbito das suas competências, a sua organização e estrutura, não descurando, igualmente, os impactos sociais e religiosos que as suas decisões tinham sobre a forma como a fé bíblica era vivida e praticada no quotidiano da população.