Dez de fevereiro é a data escolhida para o lançamento de um livro escrito por quatro jovens do algarve, que se deslocaram à Grécia e se depararam com o drama dos que fogem da guerra e das más condições de vida
Dez de fevereiro é a data escolhida para o lançamento de um livro escrito por quatro jovens do algarve, que se deslocaram à Grécia e se depararam com o drama dos que fogem da guerra e das más condições de vidaGonçalo Jacob, Cátia Orvalho, Luísa Lino e Rafael Pina, rumaram à Grécia em 2017, no âmbito do projeto escolar Erasmus+, e por lá entraram em contacto com refugiados sírios. O impacto causado pelo drama daqueles que fogem da guerra, levou os quatro jovens, que concluíram recentemente o 12. º ano na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, a escrever nessa ocasião sobre a realidade com que se depararam.

Os nossos textos cresceram, deram origem a uma edição escolar e começámos a participar em diversos eventos, como o “Festival Literário Internacional de Querença”, até que, ainda em 2017, vencemos o prémio de comunicação “Pela Diversidade Cultural” na categoria Jovem, promovido pelo alto Comissariado para as Migrações, recordam os alunos.

Os estudantes decidiram então continuar a escrever sobre a crise migratória e, passado algum tempo, optaram publicar todos os textos que tinham, através de uma editora. O resultado é agora o livro Rostos de guerra, que será lançado no próximo dia 10 de fevereiro, na FNaC do Fórum algarve, pelas 16h00, conforme indica o jornal “Sul informação”.