Santuário de Fátima vai fornecer “ferramentas” para que os guias que acompanham peregrinos e visitantes à Cova da Iria «possam fazer um trabalho de qualidade na interpretação do espaço»
Santuário de Fátima vai fornecer “ferramentas” para que os guias que acompanham peregrinos e visitantes à Cova da Iria «possam fazer um trabalho de qualidade na interpretação do espaço»Exercícios de leitura da Basílica da Santíssima Trindade, e de acompanhamento de peregrinos a partir dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima são dois momentos que vão fazer parte do 38. º Encontro de Guias e Intérpretes, que vai realizar-se nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro.

Depois do primeiro dia ser passado no Santuário de Fátima, no segundo, os participantes vão rumar até Braga, onde está previsto dedicarem-se à leitura da Sé de Braga, uma catedral que guarda as marcas da féao longo dos tempos, destacam os organizadores do encontro. a iniciativa contempla também visitas ao Seminário de Nossa Senhora da Conceição e ao Seminário Conciliar de Braga, estando depois prevista a viagem de regresso a Fátima.

Esta iniciativa mostra o interesse do Santuário em oferecer ferramentas para que os guias que acompanham peregrinos e visitantes à Cova da Iria possam fazer um trabalho de qualidade na interpretação do espaço, explicou Pedro Valinho Gomes, diretor do Departamento para o acolhimento dos Peregrinos, em declarações aos serviços de comunicação do templo da Cova da Iria.
Esta edição vai decorrer sob o tema Ler o património que diz o religioso. Pretende-se um exercício prático da interpretação do património religioso que sirva de modelo para o trabalho que é feito pelos guias-intérpretes, num foco de atenção orientado para a leitura de património contemporâneo e de espaços que traduzem novas linguagens de dizer a fé, acrescentou o responsável. as inscrições decorrem até 16 de fevereiro.