Quatro padres e quatro leigos vão transportar dois veículos todo o terreno, ao longo de uma viagem que deverá durar nove dias. Por mar irá uma ambulância
Quatro padres e quatro leigos vão transportar dois veículos todo o terreno, ao longo de uma viagem que deverá durar nove dias. Por mar irá uma ambulânciaManuel Linda, bispo na diocese do Porto, decidiu oferecer um jipe às missões da Guiné-Bissau. Caberá a um grupo de sacerdotes e leigos, entre os quais se inclui almiro Mendes, pároco em Canidelo, concelho de Vila Nova de Gaia, transportar o jipe até ao seu destino, numa viagem que deverá durar nove dias, passando por Espanha, Estreito de Gibraltar, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia e Senegal.

almiro Mendes fará esta viagem pela sexta vez.com ele partirão também os párocos de Oliveira do Douro, Trofa e Macieira da Lixa, três sacerdotes que já realizaram esta experiência uma vez, para transportar medicamentos, vestuário e material informático. aos presbíteros do Porto vão juntar-se quatro leigos, que vão pela primeira vez, para levar uma pickup para uma ONG que opera no interior da Guiné, num local recôndito, explicou almiro Mendes, em declarações à agência Ecclesia.

De barco partirá uma ambulância oferecida pelos Bombeiros de Vila Meã, uma vez que este meio de transporte não pode atravessar o deserto. Segundo almiro Mendes, o veículo vai ficar em Bissau, no único hospital pediátrico. Os quatro padres e os quatro leigos do norte de Portugal que transportarão os dois veículos todo o terreno vão iniciar o percurso no próximo domingo, 3 de fevereiro, após uma cerimónia de partida, que terá início pelas 15h30, na Sé do Porto, e que contará com a participação de Manuel Linda.

O bispo do Porto também se juntará ao grupo, após uma viagem de avião para a Guiné-Bissau, a 12 de fevereiro. a visita será uma ocasião para o prelado ficar a par das necessidades daquele país, conhecendo, ao longo de dois dias, as dioceses de Bissau e Bafatá, o hospital de Bor e algumas missões, e também para se encontrar com os bispos locais e missionários.

De acordo com almiro Mendes, além do jipe, Manuel Linda procedeu a uma transferência de uma considerável quantia de dinheiro para ajudar as missões mais pobres daquele país africano, dando assim sequência à colaboração com aquela diocese lusófona que teve início em 2005.

Neste contexto do ano Missionário é uma expressão das mais eloquentes de que as Igrejas são universais, não vivem fechadas no seu mundo. a diocese do Porto abre-se ao mundo, à lusofonia, num gesto profético, realçou almiro Mendes. Para o sacerdote, a oferta do bispo do Porto é um gesto absolutamente admirável, que contribuirá para salvar vidas, visto que na maior parte das vezes, o veículo será um meio para transportar doentes urgentes.