Crianças e adolescentes de estabelecimento escolar de Carcavelos estão envolvidos na angariação de fundos para apoiar menores em risco em Portugal, e alunos de Moçambique, Cabo Verde e das Honduras
Crianças e adolescentes de estabelecimento escolar de Carcavelos estão envolvidos na angariação de fundos para apoiar menores em risco em Portugal, e alunos de Moçambique, Cabo Verde e das Honduras a Semana da solidariedade e da paz está em andamento no Colégio Marista de Carcavelos, em Cascais, com o envolvimento de cerca de 1400 alunos. a iniciativa inspira-se em Malala Yousafzai, Prémio Nobel da Paz, e na sua célebre frase Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.

através desta iniciativa pretende-se marcar os alunos com vários projetos que os despertem para a dimensão da solidariedade e do voluntariado, conforme explicou o irmão Jaime Barbosa, professor e membro da equipa da pastoral, organismo responsável pela semana da solidariedade. Em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã, o responsável explicou que a iniciativa tem também o propósito de colocar os alunos a pensar sobre as necessidades dos outros e ajudá-los a questionarem-se sobre os seus projetos pessoais e sobre o modo como se pode ajudar os outros.

Exemplo disso é já o apadrinhamento que cada turma está a fazer a uma instituição de solidariedade. a ideia é que cada turma seja criativa e consiga angariar fundos, durante ao ano, para a instituição que escolheu, disse o religioso. É exatamente para reunir verbas para uma instituição que os alunos do primeiro ciclo pensam organizar, neste ano letivo, uma feira com produtos elaborados pelos próprios. a quantia reunida será encaminhada para a Casa da Criança, uma instituição da Fundação Champagnat, que lida com crianças em risco. a mesma instituição será também alvo da atenção dos alunos do 10. º ano.

Por sua vez, os adolescentes do 11. º ano criaram um projeto para ajudar a associação Princesa Leonor, aceita e Sorri (aPLaS), um organismo que apoia crianças com doenças oncológicas e suas famílias, e que também trabalha para superar o absentismo escolar em Cabo Verde. Os alunos do 12. º ano definiram como missão conhecer a presença Marista nas Honduras, e reunir lápis, borrachas, e afias para a escola Marista do Bilene, em Moçambique.

a Semana da solidariedade e da paz chega ao fim na próxima sexta-feira, 1 de fevereiro, depois de ter iniciado segunda-feira, 28 de janeiro. a iniciativa ficará também marcada por um jantar que alunos, pais e professores, em parceria com a organização Serve The City, vão servir a um grupo de pessoas que vivem sem abrigo na cidade de Lisboa. O jantar terá lugar no Instituto Superior Técnico e está agendado para esta quarta-feira, 30 de janeiro.