Presidência da República e entidades governamentais e autárquicas vão apoiar a Igreja portuguesa, e de modo especial o Patriarcado de Lisboa, na organização da jornada da juventude
Presidência da República e entidades governamentais e autárquicas vão apoiar a Igreja portuguesa, e de modo especial o Patriarcado de Lisboa, na organização da jornada da juventude a realização da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal é motivo de grande alegria para a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), conforme indica Manuel Barbosa, secretário e porta-voz daquele organismo, em comunicado. Para o cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da CEP, esta é uma excelente notícia e é também uma feliz confirmação de algo que já esperávamos há muito tempo em Portugal. Segundo o purpurado, há muito tempo que as 20 dioceses portuguesas têm este sonho de ver uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal.
De acordo com a CEP, o evento mundial vai envolver todas as dioceses do país ao longo dos próximos três anos e meio na sua preparação, constando de encontros de oração, celebração e reflexão, e de inúmeros acontecimentos a nível religioso e cultural. Manuel Barbosa indica que a iniciativa deverá reunir na capital portuguesa centenas de milhares de jovens oriundos de todo o mundo, em celebrações presididas pelo Santo Padre.
Desejamos que a JMJ em Portugal seja um forte momento de graça para todos os jovens renovarem o dinamismo da sua vocação, respondendo ao convite de Jesus Cristo a serem autênticos discípulos missionários na vida da Igreja e da sociedade, acrescenta o porta-voz da CEP. a jornada em Portugal vai contar com o apoio da Presidência da República e com a colaboração das entidades governamentais e autárquicas. O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, também se congratulou com o anúncio e com a importância da JMJ para Fátima. Se nos enchemos de alegria por toda a Igreja portuguesa, sentimos também a enorme responsabilidade para que Fátima saiba acolher e receber os jovens que aí remarem, referiu o sacerdote, citado pelos serviços de comunicação do templo da Cova da Iria.