O futuro de uma sociedade está refém do contributo de «cada um dos seus membros», disse o Santo Padre, a partir da américa Central
O futuro de uma sociedade está refém do contributo de «cada um dos seus membros», disse o Santo Padre, a partir da américa CentralNo seu primeiro discurso no Panamá, o Papa Francisco disse que é impossível conceber o futuro de uma sociedade sem a participação ativa – e não apenas nominal – de cada um dos seus membros, de forma a que a dignidade seja reconhecida e garantida através do acesso a uma educação de qualidade e à promoção de um trabalho digno.
as palavras do Santo Padre foram proferidas esta quinta-feira, 24 de janeiro, no Palácio Bolívar, com a presença das autoridades e membros do corpo diplomático, representantes da sociedade civil e comunidades religiosas. Sabemos que é possível outro mundo, e os jovens convidam-nos a envolver-nos na sua construção, para que os sonhos não permaneçam algo de efémero ou etéreo, para que deem impulso a um pacto social no qual todos possam ter a oportunidade de sonhar um amanhã: o direito ao futuro também é um direito humano, frisou o Sumo Pontífice. a comunicação de Francisco teve lugar depois da cerimónia de boas-vindas e da visita de cortesia a Juan Carlos Varela, presidente do Panamá, no Palácio Presidencial. Obrigado por nos terdes aberto as portas de casa, disse o Papa nessa ocasião ao chefe de Estado. Louvando a história daquele país, o Santo Padre deu realce à riqueza dos seus povos nativos e lembrou Simón Bolívar, para falar do sonho da unificação da pátria grande. Uma convocação que nos ajuda a compreender que os nossos povos são capazes de criar, forjar e sobretudo sonhar uma pátria grande que saiba e possa acolher, respeitar e abraçar a riqueza multicultural de cada povo e cultura, demonstrou Francisco.
O Santo Padre admitiu esperar que a Jornada Mundial da Juventude se torne num ponto de encontro onde jovens provenientes dos cinco continentes, cheios de sonhos e esperanças, vão celebrar, reunir-se, rezar e reavivar o desejo e o compromisso de criar um mundo mais humano. Santa Maria La antígua abençoe e proteja o Panamá, concluiu Francisco, citado pela agência Ecclesia.