Iniciativa #EuMigrante deverá alertar para a situação dramática vivida pelos migrantes, nomeadamente dos que deixam a Venezuela em busca de melhores condições de vida no Brasil
Iniciativa #EuMigrante deverá alertar para a situação dramática vivida pelos migrantes, nomeadamente dos que deixam a Venezuela em busca de melhores condições de vida no BrasilCom o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população para a questão migratória no Brasil, particularmente para a crise humanitária vigente na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, e ainda com o propósito de contribuir para a integração desta população deslocada, está em marcha a campanha #EuMigrante. a iniciativa deverá favorecer, ao longo de 2019, mais de 3. 500 pessoas, sendo 1. 224 delas migrantes venezuelanas, através da sua integração em sete regiões brasileiras: Boa Vista, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Velho, Recife e São Paulo.

ao longo do processo de integração, uma equipa multidisciplinar, constituída por assistentes sociais, advogados, educadores e psicólogos, irá apoiar os migrantes, que terão nas designadas Casas de Direitos, espalhadas por vários pontos do Brasil, o acolhimento de que necessitam e a sua garantia de direitos. através do website da campanha é possível ficar a par das várias formas de apoiar estas pessoas, seja de forma monetária, ou através da doação de móveis, eletrodomésticos, artigos de limpeza e de higiene pessoal, assim como vestuário e calçado em bom estado.
a campanha resulta de uma parceria entre a Cáritas Brasileira e a Signis Brasil Jovem, um novo organismo da associação Católica de Comunicação. a iniciativa está em vigência desde o passado dia 10 de janeiro, e irá prolongar-se até 30 de junho de 2019. Migrar é um direito humano universal! Migrar diz respeito à mobilidade espacial das pessoas, ou seja, trocar de casa, de cidade, de região, de estado ou de país. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. Todos nós temos, em nossas famílias, realidades migratórias, deslocamentos. Uns migram por escolha, outros são forçados a isso, defendem os promotores desta ação.